O Livro
Lançamento de ‘Jornada Existencial’ é o primeiro livro solo do escritor, psicólogo e pós graduado em Ensino de Artes Visuais pela UFMG. Washington M. Costa, que já participou de algumas coletâneas de contos e poesias. O primeiro trabalho solo de Washington “é um livro que, por meio de contos e poesias, apresenta ao longo do passado, presente e futuro, questões existenciais inerentes à natureza humana, como o amor, angustia, nostalgia, medo, amizade, tristeza, solidão, superação e esperança” revela o autor.
Washington diz que as inspirações para a criação do livro vêm de várias fontes, desde a própria experiência pessoal, experiências profissionais como psicólogo, às referências literárias como Stephen King, Edgar Allan Poe, Augusto dos Anjos, Alvares de Azevedo e Issac Asimov. O autor completa que “o livro também é um convite a reflexão de que a existência se estabelece por meio de ciclos; nada é permanente, tudo é movimento, um constante ir e vir de começos, fins e recomeços.”.
Parcerias
O livro vai contar com ilustrações belíssimas elaboradas pelas talentosíssimas ilustradoras Flávia de Bom Despacho e Alice de Lagoa da Prata. Washington diz que convidou as duas especificamente porque já acompanhava o trabalho delas e, o estilo de ilustração de ambas, mais voltado para o “dark/gótico” e o fantasioso, estabelecia um diálogo perfeito com o estilo literário do livro.
O escritor diz que assim que as ilustradoras “toparam” participar do projeto, ele enviou alguns poemas e pediu para que elas criassem ilustrações inspiradas neles. Ele completa: “elas criaram um material fantástico, fiquei muito feliz com o resulto, pois a conexão entre poesias, ilustrações e contos deu um tom artístico muito especial ao livro.”.
Curiosidade
Influenciado por várias áreas artísticas que Washington aprendeu a amar e apreciar ao logo de sua vida, o escritor colocou alguns “easter eggs” no livro ‘Jornada Existencial’. São algumas referências de obras que o inspiraram ao longo dos anos, segundo o autor, algumas “referências nítidas e outras extremamente sutir” e completa que “desejo muito ver o feedback de quem perceber e descobrir estes easter eggs”.
Crowdfunding
Como forma de buscar apoio e engajamento do público leitor, Washington optou por criar uma campanha de financiamento coletivo, também conhecido como crowdfunding. Ele escolher a plataforma Catarse, por ser bem conhecida no país e trabalhar com diversos trabalhos literários que obtiveram êxito.
“Creio que essas ferramentas de crowdfunding são extremamente importantes para escritores e realizadores de conteúdo artístico independentes, pois são ferramentas que aproximam o realizador e o consumidor de arte de uma maneira sem igual, onde o realizador tem mais liberdade criativa e o consumidor tem a oportunidade de ajudar a trazer à luz obras que jamais teriam chance de ser lançadas da forma tradicional que o mercado editorial se organiza.” ressalta Washington.
Para apoiar o projeto é simples, basta entrar no site do Catarse e contribuir, de quebra você ainda pode escolher uma recompensa.
Lançamento
O livro será lançado em fins de outubro de 2021, propositalmente para coincidir com o Halloween (Dia das Bruxas), pois o livro além de abordar questões existenciais, possui uma linguagem de estilo que transita entre o fantástico, o horror e o ultrarromantismo.