A cantora e compositora mineira Carol Shineider, de 29 anos, se prepara para lançar seu novo single “Quero”, dia 02 de dezembro. Sua estreia nas plataformas de streaming foi com o single “Fica”, que abre o álbum “Ondas Híbridas”, uma coletânea com músicos lagopratenses, idealizada pelo Coletivo Nexalgum.
Carol Shineider, além de musicista e compositora, é escritora e isso é visível em sua música. Em 2019 lançou seu primeiro livro de poemas, intitulado “Tudo que não tive tempo de dizer a você” e foi desse livro que veio “Quero”, seu próximo lançamento.
“Ainda estranho observar as relações com as pessoas e como elas nos afetam… escrevi meu primeiro livro depois de conhecer alguém que me atravessou da forma mais inexplicável e rápida que já me aconteceu. Eu transbordei e transbordo poesia até hoje, muitos desses escritos viraram poesia, outros viraram música, outros parecem ainda vibrarem em mim.”, conta Shineider.
A compositora, que também escreve músicas para a sua banda ‘Bicho Mecânico de Asas’, de rock experimental e psicodélico, conta que essa deve ter sido a música mais simples que já escreveu, mas também a mais verdadeira, porque ela vem do coração, vem do que ela viveu e sentia naquele momento em que escrevia a música.
“Eu digo que ‘Quero’ foi um marco em minha música porque, foi a minha primeira música folk. Eu que também componho pra minha banda, que tem outro estilo, outra roupagem… falo de outras coisas, outros sentimentos, outras sensações… me vi escrevendo sobre coisas do coração, que é um lance que fujo desde quando comecei a escrever música e a partir de ‘Quero’, veio mais um mar de músicas, foi como se eu tivesse me redescoberto compositora, que eu posso ir além daquilo que eu vinha fazendo, que eu posso falar de coisas que, um dia, eu mesma me privei de falar”, afirma a compositora.
Em seu projeto solo, Carol Shineider explora sons orgânicos e acústicos, bebe da fonte de grandes nomes da música folk e indie bluegrass, como Mumford and Sons, The Lumineers, Bob Dylan e tantos outros. Artistas esses que também foram inspiração para o formato de show ‘one woman band’, no qual a musicista canta, reveza instrumentos de corda (violão, bandolim e banjo) e toca percussão com os pés.
Depois de um bom tempo levando esse show para diversos lugares, a bordo da ‘Kombinha Janis’, projeto no qual Carol Shineider leva sua música por onde passa com a sua Kombi, a cantora resolveu trazer esse formato de show para o estúdio e foi assim que ‘Quero’ foi criando forma.
A música foi gravada no home studio do músico e produtor André Laine, em Lagoa da Prata. Carol gravou violão e convidou o André para gravar piano. Além dele, também participaram os músicos Helder Clério, que contribuiu com a gaita e o músico Daniel Santos, que gravou o baixo acústico. Carol quis trazer a mesma estética do ‘one woman band’, onde as percussões são apenas o bumbo e a meia lua, o som é mais orgânico, cru, acústico, direto e sem muitas firulas, mas tudo isso sem deixar de incrementar com lindos arranjos no qual só foi possível com a presença de outros instrumentos fora do seu set de show.
Carol Shineider convida todos para o Sarau de Lançamento que acontecerá na próxima quinta, dia 01 de dezembro no Guanabara26 em Lagoa da Prata. O sarau também conta com o lançamento do livro “Diamantes e Dinamites” do escritor Helder Clério.