O Coletivo Nexalgum é um grupo de fomento à cultura que surgiu em 2011, após Carol Shineider ter o projeto “Música, Transformando Vidas” aprovado no edital ‘Microprojetos Bacia do Rio São Francisco’ da Funarte e Ministério da Cultura. O grupo que, no começo, era formado em sua maioria por músicos, tinha foco na promoção musical de bandas e músicos locais, criando espaços para esses se apresentarem.
Desde então, foram realizados diversos eventos em prol da arte e cultura em Lagoa da Prata, idealizados pelo Nexalgum e em parceria com outros grupos culturais e entidades da cidade. Eventos esses que eram oferecidos de forma gratuita a toda população, sendo realizados em espaços públicos da cidade.
Todos os voluntários que formavam e participavam do Nexalgum, contribuiam como podiam para que de forma coletiva fosse possível realizar cada evento. Emprestavam equipamentos de som e instrumentos, ajudavam no transporte e montagem de palco, se apresentavam…
Com o tempo, o grupo possuiu várias formações. Pessoas de outras áreas foram somando ao trabalho que já vinha sendo feito e, tantos outros projetos foram surgindo. Além da música, foram acrescentadas outras áreas artístico-culturais, como as artes visuais, o artesanato, fotografia, dança e literatura.
O Nexalgum conseguiu ser visto fora da cidade como referência quanto às produções culturais, colocando Lagoa da Prata na rota de diversas bandas independentes do Brasil. Tendo assim, recebido diversas bandas, músicos e artistas que agregaram e trouxeram tantas experiências para o público e, bem como, aos artistas locais.
Em 2021, em meio ao caos em que o mundo vive, o Coletivo Nexalgum comemora 10 anos. É muita estrada pra quem trabalha de forma voluntária com a contracultura no interior de Minas Gerais. Em 10 anos, o Nexalgum se reinventou e se reinventou, sempre que novos voluntários apareciam ou bandas de bem longe entravam em contato, pois as forças e a paixão pela arte se renovavam.
E não seria diferente agora, quando todos os trabalhos não podem acontecer como antes. O Nexalgum se reinventou mais uma vez, abandonando um pouco os espaços públicos da cidade, para ocupar a internet. Alcançando novos artistas e novos públicos, estendendo-se por mais áreas culturais.
Para comemorar seus 10 anos, o Nexalgum vem de cara nova e com novas mentes criativas em sua equipe, para criar novos projetos. Consolidando-se pela primeira vez, através de um site, canal onde será colocado em pauta o que acontece na cultura em Lagoa da Prata e mundo afora. Além disso, outros projetos para consolidar e comemorar esses 10 anos de promoção a cultura em Lagoa da Prata, virão ao mundo ainda esse ano.
A arte vive! A arte transforma!